sábado, 17 de agosto de 2013

Enquanto isto, na Garagem...


  • Manutenção preventiva. E com bateria não é diferente.
  • Tirei a bateria da Mula para uma carga de manutenção.


  • Entendo que o melhor carregador de baterias é o nobreak. Fornece carga na medida exata, de acordo com "enchimento" da bateria. No caso, trata-se de um nobreak que tenho especialmente para esta função. Originalmente, ele tinha duas baterias internas de 7,5 Ah, e uma saída para extensão para bateria extra de até 60 Ah. Retirei as duas baterias internas. Assim ele pode carregar baterias de até 75 Ah.

  • A bateria ficou na carga durante uma semana inteira.
  • Enquanto isto, a Mamba dormia, devidamente coberta. A foto abaixo já mostra sem a coberta, para a montagem da bateria.
  • No caso da GS 1100, o taque bascula, ficando nesta posição, facilitando o acesso à bateria.




  • Bateria no lugar. 

  • Vamos às medições. Inicialmente, com o motor desligado, acusou 12,83 volts. Bom.


  • Após, com o motor ligado, na marcha lenta. 13,91 volts. Bom. 


  • Agora, um teste para se ter uma idéia do estado da bateria. Retirei os cabos de vela e virei o motor no arranque. Durante o trabalho do motor de arranque, a voltagem não pode baixar dos 10 volts. No caso, ficou em 10.8 volts, o que indica que a bateria está  boa. Bom.


  • Aproveitei que já estava com a "mão na massa", e retirei a capa da correia do alternador para ver um vazamento de óleo que vinha de lá.
  • Parece que é o retentor do eixo do motor.




  • Esta semana vou encomendar um retentor novo, provavelmente da http://www.maxbmwmotorcycles.com. Certa vez, tive uma dúvida sobre uma determinada peça. Pesquisando naquele site, entrei no chat com o vendedor, que me atendeu muito bem.
  • Por último, tenho que relatar um susto que tomei. Quando terminei de montar a moto, ao ligá-la, o motor não funcionou bem. Não acelerava, "pipocava", não dava lenta. Revisei tudo, e nada. Já estava começando a pensar em levá-la ao mecânico na semana que vem. Resolvi então esfriar a cabeça, e fui para a internet pesquisar um pouco.
  • Foi então que encontrei este tópico, em um site que frequento dos amigos lusitanos http://www.bmwcklt.com/forums/showthread.php?t=3070 . O amigo JoaquimT passou por um problema parecido, e levou sua moto à concessionária, que detectou que, ao bascular o tanque, um fio havia desconectado.
  • Pensei então que poderia ter sido algo similar comigo. Voltei à moto e fiz uma busca minuciosa. Foi quando então encontrei o problema. Ao bascular o tanque, o cabo do acelerador do corpo da borboleta do lado direito saiu do lugar, deixando aquela borboleta mais aberta do que a esquerda. Ou seja, o motor não iria funcionar regularmente nunca. Coloquei o cabo no lugar. Pronto. O motor funcionou como um Rolex.

  • Abaixo, o cabo fora do lugar.


  • Após o "conserto".







2 comentários:

  1. esses post ensinando como resolver alguns problemas, são uma mão na roda para aqueles que se deparam com problemas semelhantes.
    Parabéns por compartilhar!

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  2. Eu que agradeço o comentário. Qualquer dúvida, mande um email para capixabaerrante@ig.com.br.

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