Hora de apertar a corrente da primária da Poderosa.
O sinal claro de que está na hora do aperto é a bateção da corrente na carcaça da caixa da primária, em um nítido "tec, tec, tec" , principalmente na marcha lenta e próximo à ela. Vamos às imagens;
Abaixo, uma imagem de como estava a regulagem. A base do tensionador está no limite da estria do parafuso philips (acho que é philips).
Uma imagem mais próxima.
Depois do ajuste, subindo um ponto (um dente) na fixação do tensionador. Percebe-se que a base do tensionador avançou o limite da estria do parafuso.
Abaixo, uma imagem do funcionamento.
Após o ajuste, as batidas da corrente contra a carcaça da caixa da primária pararam, e a moto ficou com um rodar mais constante na marcha lenta.
Existem limites técnicos para o ajuste da corrente da primária, como podem ver no link abaixo.
Não me fixei na técnica, visto que eu não tinha outra opção senão apertar, no mínimo um ponto, pois estava realmente necessitando de ajuste, após o qual ficou perfeito.
Deve-se lembar que, caso seja necessário um aperto respeitando-se os limites traçados no manual, deve-se rodar o conjunto até seu momento mais apertado (sim, a tensão varia de acordo com o momento) e realizar as medições nesta posição.
Por fim, um vídeo onde mostro a lubrificação automática da corrente primária, executada pela bomba de óleo do motor.
Também é importante observar que apenas se verifica o gotejamento de óleo sobre a corrente com o motor em marcha lenta.
Muito bem observados todos os pontos meu amigo.
ResponderExcluirDiosnel, obrigado pelo (qualificado) elogio. Forte abraço.
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