- Visualização no Mapa.
- Valor: 28 milhões e meio de reais, aproximadamente.
- Prazo: 2 anos, aproximadamente.
"Acampamento" da Empreteira "A. Madeira".
Algumas árvores deverão ser sacrificadas, como esta bela Peroba do Campo.
Um pouco de história:
“Ainda
por volta de 1952 ocorre um fato que viria quebrar o isolamento em que a
povoação (Vila Valério) vivia. Raulino Costa Filho fez uma aposta com Antônio
Rufino: Um cavalo (Rufino) contra uma égua, como Raulino traria até ao
patrimônio um carro que tinha.
Os
colonos ajudaram Raulino abrir o trajeto, fizeram uma via precaríssima. Teve
lugares que rechearam o aterro com troncos de palmito. Deu uma chuva perto da
chegada e tiveram que buscar uma junta de bois. O carrinho foi arrastado morro
acima. Às 23.00 h ele chegou. Soltaram tantos foguetes que no dia seguinte, diz
Virgílio Bonela, “o céu ainda estava enfumaçado”. Virgílio levou seus alunos
para ver o veículo; na eleição de 1959, Vila Valéiro já sendo distrito de
Colatina desde 1953, Raulino seria eleito vereador.
...
Organizou-se um grande mutirão. Em 1955 a rodovia, muito precária, foi concluída, à enxadão. Ângelo Dalla Bernadrdina, de Colatina, estabeleceu a primeira linha de transporte coletivo com uma "perua" entre a 'Princesa do Norte' e a distante povoação.” (ALTAIR MALACARNE, Vila Valério De Mata a Município, 1ª Ed. págs. 29 e 30).
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Organizou-se um grande mutirão. Em 1955 a rodovia, muito precária, foi concluída, à enxadão. Ângelo Dalla Bernadrdina, de Colatina, estabeleceu a primeira linha de transporte coletivo com uma "perua" entre a 'Princesa do Norte' e a distante povoação.” (ALTAIR MALACARNE, Vila Valério De Mata a Município, 1ª Ed. págs. 29 e 30).
“Só
que o problema era como transportar a máquina, pois do Bley ao Valério a
estrada ainda era de tropas. Então fiz o seguinte: contratei cinco homens,
tiramos o volante do motor, e as outras peças leves levamos nos burros. O bloco
do motor, como era muito pesado (200kg) levamos na zorra (era uma forquilha
de madeira tipo V com tábuas parafusadas). O bloco foi em cima amarrado com um
cabo de aço, e precisou de duas juntas
de bois para puxá-lo... Nos 16 km que ligam o Bley ao Valério demoramos dois
dias para transportar o bloco do motor.” (ALTAIR
MALACARNE, obra citada, “apud” EDUARDO GLAZAR, Brava Gente Polonesa).
Finalmente....depois de muito tempo de abandono.
ResponderExcluirEstá realmente horrível. De Harley é um suplício. Pena que vai demorar tanto...
Excluirmuito bom comentario so que em1954 eu fis o primeiro ano na escola Bley pois a perua ja circulava ate o vlerio Gealdo Moreia
ResponderExcluirPrezado Geraldo, obrigado pela informação. Vou Repassá-la ao Professor Altair Malacarne.
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